Gestão de consultório

Cada um em sua função

As diferenças e os limites de trabalho entre recepcionista,
secretária e auxiliar e técnico de saúde bucal

Manter uma equipe ciente das atribuições específicas de cada função é um passo importante para que cada atividade seja executada de forma apropriada, garantindo um fluxo de trabalho eficiente. Essa recomendação é direcionada principalmente para os consultórios odontológicos de maior porte, que recebem muitos pacientes. Já os consultórios pequenos não costumam ter condições financeiras para contratar uma equipe diversa. Como um mesmo profissional acaba cuidando de muitas frentes de trabalho, é importante também investir tempo e energia para escolher bem esse funcionário e, em certos casos, capacitá-lo em serviço. Conheça as diferenças entre os cargos.

Técnico de Saúde Bucal

A profissão também é regulamentada pela Lei nº 11889/08, com inscrição junto ao CRO. O TSB executa todas as funções de um Auxiliar de Saúde Bucal, além de outras específicas, como:

  • Remoção de suturas;
  • Limpeza e assepsia no pós-operatório;
  • Fotografia da arcada dentária do paciente e outros pequenos procedimentos.

Importante!

É importante ressaltar que as funções desempenhadas pelo Auxiliar e Técnico de Saúde Bucal devem ser supervisionadas pelo dentista responsável pelo consultório.

Auxiliar de dentista

É também conhecido como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Pela Lei nº 11889/08, é obrigatório o registro profissional no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Sua função principal é ajudar o cirurgião-dentista na realização dos procedimentos odontológicos. Entre as funções específicas, estão:

  • Preparação do paciente para atendimento;
  • Separação da ficha e do histórico do paciente;
  • Higienização dos materiais;
  • Auxílio ao dentista na entrega e manipulação de instrumentos;
  • Descarte correto do material utilizado;
  • Aplicação de medidas gerais de biossegurança para evitar riscos de infecção.

Secretária

É responsável por lidar com as questões administrativas da clínica. Entre as suas atribuições estão:

  • Recepção de pacientes na sala do consultório;
  • Organização da agenda do dentista (e de outros membros da equipe);
  • Marcação e confirmação de consultas;
  • Organização do ambiente;
  • Controle financeiro do consultório (coordenar pagamentos, emitir recibos, gerar relatórios);
  • Gerenciamento do estoque;
  • Atendimento por e-mail e por outros canais de comunicação da clínica, como WhatsApp, Facebook e Instagram.

Recepcionista

Sua função é complementar à da secretária, sendo responsável por lidar com o atendimento direto aos pacientes. Principais funções:

  • Organização da recepção e boas-vindas;
  • Atendimento de telefonemas;
  • Controle dos dados dos pacientes e fornecedores;
  • Consulta à agenda dos profissionais.

Importante!

Se for necessário manter uma equipe enxuta, saiba que é permitido que um auxiliar de dentista cuide também das funções administrativas exercidas pela secretária e recepcionista, mas o contrário não pode acontecer.

Secretária como relações públicas?

Algumas clínicas odontológicas demandam da secretária a produção e a postagem de conteúdos institucionais em seus canais de relacionamento. Segundo Marcia Nana, consultora de Marketing e Treinamentos na Odontologia, cursos e treinamentos sobre mídias sociais já estão sendo oferecidos para esse público.


Porém, antes de delegar a um profissional os cuidados das redes da clínica, é preciso orientá-lo com relação ao tipo de postagem que deve ser feito, à sua periodicidade e ao padrão de respostas que será adotado para os pedidos que chegarem. “Idealmente, profissionais especialistas em marketing e gerenciamento de redes é que deveriam produzir o conteúdo e as secretárias deveriam apenas postá-lo e controlar o retorno.
Em qualquer caso, é fundamental ter a supervisão do cirurgião-dentista responsável pela clínica, pois tudo soma com a imagem do profissional. Paciente mal atendido reclama nas mídias sociais e pode facilmente prejudicar a reputação da clínica”, alerta a especialista.


Nesse mundo de exposição no mundo virtual, passa a fazer parte do comportamento ético da secretária ser cuidadosa nas postagens de cunho pessoal. “Muitas não conseguem entender que, a partir do momento em que se tornam funcionárias de um consultório odontológico, precisam ter responsabilidade em suas páginas pessoais do Facebook ou Instagram, para que as postagens não manchem a reputação da clínica. Hoje, tudo está absolutamente conectado”, conclui Marcia.

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