Gestão de consultório

Como a digitalização muda (para melhor) o dia a dia no consultório

Acompanhar a transformação digital significa otimizar o fluxo de trabalho e reduzir custos

É fato: mais cedo ou mais tarde, todo tipo de comércio e prestadores de serviço terão de abraçar a transformação digital que vem avançando entre os mais diferentes setores. O processo é inevitável e irreversível e, por mais que nem todos ainda estejam dispostos a se ajustar às necessidades que se apresentam, tal adaptação promove a otimização da dinâmica na clínica e acarreta, inclusive, gastos menores.

O artigo científico Big Data and Digitalization in Dentistry: A Systematic Review of the Ethical Issues (“Big Data e digitalização em Odontologia: uma revisão sistemática das questões éticas”, em tradução livre), publicado em 2020 no International Journal of Environmental Research and Public Health, já trouxe à tona os principais benefícios que a digitalização e o big data proporcionam para a área odontológica. Abaixo, listamos alguns deles:

  • Os registros eletrônicos refletem em clínicas inteligentes, com melhorias no cotidiano para profissionais e na própria logística do consultório.
  • O fácil acesso ao prontuário odontológico de cada paciente deixa a prática odontológica muito mais ágil, permitindo, até mesmo, o aumento do número de atendimentos diários.
  • O acervo rico em dados dos clientes é valioso para alimentar o banco de dados. Isso permite treinamento de inteligência artificial para análises diagnósticas mais rápidas e assertivas, bem como a realização de pesquisas com grande volume de material.
  • As informações registradas ao longo dos anos e com fácil acesso possibilitam um melhor embasamento na hora de definir qual tratamento adotar, diante de novos conceitos e práticas em voga.

Da mesma forma que a Medicina, a Odontologia oferece um leque de possibilidades para as aplicações de inteligência artificial. O artigo acadêmico enumera algumas alternativas, como:

  • Melhoria na análise da relação entre técnicas de prevenção e tratamento no campo da saúde bucal;
  • Rastreamento preciso da distribuição e da prevalência de doenças bucais para aperfeiçoar serviços;
  • Possibilidade de criação de “clientes virtuais 3-D”, por meio de técnicas sofisticadas de geração de imagens, que pode ser útil em avaliações pré-operatórias.

AGILIDADE NA CLÍNICA

Na Odontoprev, essa revolução digital já vem trazendo resultados satisfatórios. Como ressalta André Camargo, superintendente de Rede, a digitalização é um grande facilitador na jornada do beneficiário e do credenciado.

O processo digital elimina a necessidade do uso de papel e da impressão. O que anteriormente era encaminhado pela operadora ou impresso nos consultórios (as chamadas GTOs físicas) deixou de ser necessário. Agora, basta acessar o portal do credenciado e o aplicativo da Odontoprev para obter tudo isso, de forma online e com validação automática do portal e/ou aplicativo.

Além de eliminar o consumo de papel e dispensar impressão, o procedimento agiliza todo o processo de envio de GTOs para pagamento, uma vez que não é mais necessário o encaminhamento físico, por meio dos Correios. O próprio sistema digital concretiza a remessa.

“Seja no portal, seja no aplicativo, a ferramenta ainda acusa eventuais erros no processo de atendimento e de registro no prontuário. Isso reduz o risco de glosas (não pagamentos) causados por erros administrativos, como falta de preenchimento de campos e erro de códigos de atendimento, entre outros”, diz Camargo.

O método consiste em planejar as ações necessárias no dia a dia ou para efetuar alguma melhoria, dividi-las em etapas e entre equipes e, constantemente, avaliar o que está sendo feito, de preferência com a ajuda de ferramentas visuais, para entender mais rapidamente as demandas de melhorias e ajustes.

Entre os benefícios da adoção da GTO Digital, destacam-se:

  • maior integração dos processos;
  • agilidade na recepção das guias;
  • fim dos gastos com postagens ou entregadores e com a impressão de guias;
  • dispensa da obrigação de armazenar segundas vias;
  • eliminação de risco de extravios;
  • contribui para o meio ambiente pela redução do uso de papel.

Como toda a jornada é digital, o beneficiário também faz a sua parte, assinando a GTO na tela do smartphone ou do tablet do credenciado. Para lembrar, a GTO Digital foi instituída para credenciados de Ortodontia e Radiologia em 2020 e, para as demais especialidades, em 2021.

Rolar para cima