Estética ou alinhamento

As opções de aparelhos ortodônticos no mercado, seus prós e contras e os cuidados necessários

Usados para alinhar os dentes, os aparelhos ortodônticos podem ser de diversos tipos e formas. Entre os mais comuns estão os que possuem bráquetes, peças que ficam aparentes na peça. Estes não são os mais bonitos, há quem prefira usar os aparelhos estéticos ou removíveis.

“Além dos fixos vestibulares metálicos ou estéticos, há os aparelhos fixos linguais, montados nas faces linguais dos dentes e totalmente invisíveis em situações sociais”, destaca a odontologista Lylian Kazumi Kanashiro, do departamento de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).

Existem ainda os aparelhos removíveis, entre os quais os alinhadores e, por último, os aparelhos removíveis ortodônticos ou ortopédicos. As principais diferenças entre todos esses aparelhos residem na estética, no conforto, no custo, na capacidade para realizar os diferentes tipos de movimentos dentários e/ou esquelético e a qualidade dos resultados que cada um deles é capaz de oferecer. Saiba mais sobre eles na entrevista a seguir.

Quais são os prós e os contras de cada tipo de aparelho?

Os prós e os contras dos aparelhos se baseiam em estética, necessidade de colaboração do paciente, nível de competência para realizar os diferentes tipos de movimentos dentários e/ou esquelético e a qualidade dos resultados que cada um deles é capaz de oferecer. De modo geral: os aparelhos fixos vestibulares metálicos e estéticos são capazes de tratar de modo eficiente e eficaz todos os tipos de más oclusões. Entretanto, a higienização bucal torna-se mais complexa. O paciente é orientado a evitar alimentos de consistência muito dura para não danificar o aparelho, e a estética é comprometida. Os benefícios e as dificuldades do uso dos aparelhos fixos linguais são muito semelhantes aos do fixo vestibular, porém ele é o mais estético entre os aparelhos.

Quanto aos aparelhos removíveis, eles necessitam de extrema colaboração do paciente, pois devem ser utilizados o dia todo e existe o risco de perda. Entretanto, podem ser retirados para realizar a higienização e as refeições. Neste segmento, temos os aparelhos removíveis utilizados para o tratamento preventivo, interceptativo, ortopédico e os alinhadores.

Sabe-se que os aparelhos podem causar manchas nos dentes. Quais são os cuidados a ser tomados para evitar e/ou diminuir esse processo?

É de suma importância a instalação correta do aparelho ou attachments e a orientação quanto a higienização bucal, dieta e bochechos com enxaguantes que contêm flúor. No caso de alinhadores, também devemos orientar o paciente a não consumir bebidas com açúcar para que não fiquem aprisionadas entre o alinhador e os dentes.

É recomendado o uso dos aparelhos removíveis por cerca de 22 horas por dia. Portanto, o paciente deve ter um perfil disciplinado

Quais estruturas anatômicas são afetadas durante o tratamento ortodôntico?

As estruturas anatômicas mais afetadas são o esmalte, as raízes e o periodonto. Para que o tratamento seja concluído com todos esses componentes sadios, é necessário acompanhamento e orientação da correta higienização, além de acompanhamento radiográfico periódico, principalmente dos dentes anteriores.

Sabe-se que o aparelho (bráquete) estético pode amarelar durante o uso. Por que isso acontece e como evitar?

A pigmentação está relacionada com o tipo de aparelho estético instalado, os hábitos alimentares e o cuidado com a higienização dos dentes. Quanto maior o cuidado com a limpeza dos dentes e do aparelho, menor o risco de ocorrer coloração. É importante ter atenção especial à seleção dos tipos de alimento e bebida que serão ingeridos. Aqueles que contêm corantes pigmentam com mais facilidade os aparelhos. Portanto, deve-se evitar café, vinho tinto, chá preto, refrigerante etc. Além disso, o tipo de aparelho também influenciará o nível de coloração dele.


Quanto ao aparelho fixo vestibular, os bráquetes de policarbonato pigmentam com muita facilidade, e essa é uma das desvantagens desse tipo de aparelho em um tratamento mais longo. Já os de porcelana não pigmentam facilmente e, quando isso ocorre, é possível remover as manchas por meio de profilaxia profissional. Em relação aos alinhadores, a predisposição à pigmentação depende do material com o qual são confeccionados. Entretanto, a pigmentação desses aparelhos não é considerada uma grande preocupação, já que eles são trocados a cada 7 ou 14 dias.

Entre as opções mais novas no mercado estão os alinhadores invisíveis. O uso deles compensa e é recomendado pelos especialistas?

É uma das opções, levando sempre em consideração os seus prós e contras, para que o paciente seja beneficiado com resultados de excelência. Como vantagem, podemos citar o conforto e a facilidade na higienização. Ele interfere muito pouco na fala e são raros os casos em que o alinhador provoca algum tipo de injúria como afta na mucosa. Além disso, o paciente não precisa se preocupar com a consistência do alimento, pois há risco de quebrá-lo durante a refeição. Outro ponto a ressaltar é em relação à higienização: a escovação e o uso de fio dental podem ser realizados de modo habitual. Como desvantagens, quando comparados aos aparelhos fixos, podemos citar a maior necessidade de colaboração dos pacientes e a dificuldade de realizar alguns movimentos dentários. Os alinhadores são aparelhos removíveis e é recomendado o seu uso por aproximadamente 22 horas por dia (removendo-o somente para se alimentar). Portanto, o paciente deve ter um perfil disciplinado e precisa evitar intervalos frequentes entre as refeições para ingerir algum alimento.

A dificuldade de se alcançar alguns movimentos é uma questão que deve ser considerada durante a seleção da melhor mecânica para tratar os problemas específicos de cada paciente. Entretanto, esses obstáculos têm sido gradativamente superados com o aperfeiçoamento do material dos alinhadores, do aprimoramento dos acessórios, além do contínuo progresso do conhecimento da técnica de tratamento. Esse conjunto de modificações tem proporcionado a conquista de resultados cada vez melhores e consistentes.

Rolar para cima