Gestão de consultório

Gestão financeira nota 10

Um guia de boas práticas para administrar as finanças do consultório e mantê-lo competitivo no mercado

Garantir um bom atendimento é fundamental para o sucesso de um consultório odontológico, mas apenas isso não é suficiente para mantê-lo de portas abertas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% das empresas do país fecham depois de um ano de atividade. E, para fugir dessa tendência, é necessário estabelecer uma boa gestão de fluxo de caixa e de processos.

“Começar a enxergar o próprio consultório como um negócio é uma das primeiras etapas para que a gente possa chegar ao patamar de ter um bom retorno financeiro. É preciso olhar com mais profissionalismo para a clínica e buscar meios para atingir esse crescimento”, diz Caroline Paiva, head do iMedicina, ferramenta da Conexa Saúde, uma das maiores plataformas de saúde digital da América Latina. A seguir, veja dicas para acertar na gestão financeira do seu consultório.

Contrate uma boa assessoria contábil

As faculdades de Odontologia pouco ensinam sobre empreendedorismo e gestão financeira. Não queira dar conta de tudo: ter o apoio de um profissional especializado nesse assunto ajuda a poupar tempo e evitar que você caia em “pegadinhas” do sistema legal e tributário. Mesmo assim, muna-se de informações e mantenha uma rotina de reuniões com o contator, para se inteirar das movimentações da clínica, supervisionar o processo e recalcular as estratégias, se for preciso.

Utilize um software de gestão especializado

Sem a ajuda da tecnologia, a administração do consultório pode se tornar complicada — e a falta de organização pode significar também perda de dinheiro. Por isso mesmo, esqueça as pilhas de papéis e as planilhas preenchidas manualmente. Atualmente, existem várias opções de softwares de gestão desenvolvidos especialmente para consultórios. O EasyDental, por exemplo, fornece um sistema completo de gestão, que inclui prontuário digital, agenda, controle de estoque, marketing, entre outros. Credenciados da Odontoprev têm 40% de desconto na licença do software, que funciona via site e aplicativo.

Aprenda a mapear seus custos e a calcular sua hora-clínica

Para uma boa gestão do consultório, é fundamental saber quanto custa sua operação. Crie o hábito de anotar toda e qualquer despesa: de aluguel e salários de funcionários a gastos com itens de papelaria e higiene. Parece óbvio, mas ter esse controle de custos ajuda a identificar como sua empresa está gastando dinheiro e se há algo que pode ser economizado.

Além disso, é a partir daí que você pode calcular quanto precisa cobrar por cada serviço, para que consiga levantar uma quantia suficiente para pagar todas as contas e ainda obter lucro. “Se não souber exatamente quais são seus gastos mensais e a sua previsibilidade de retorno, a probabilidade de o negócio não ir para a frente é grande”, explica Diego Monteiro Verginassi, coordenador do curso de Gestão de Consultórios do Ensino Einstein.

Considere novas formas de investir em equipamentos

Um bom consultório odontológico é aquele que pode contar com insumos, equipamentos e materiais de atendimento modernos e de qualidade — e tudo isso custa caro. Antes de investir tanto dinheiro em aparelhagem, é preciso avaliar o que é realmente necessário e qual tipo de retorno financeiro cada item poderá trazer. Em alguns casos, pode ser que valha a pena investir em um contrato de leasing e alugar o que você precisa, por exemplo. Há empresas que já oferecem pacotes com planos de manutenção e até possibilidade de upgrade. Outra forma de economizar é com materiais.

Planeje-se e faça uma estimativa de retorno

Procure entender qual é a jornada do paciente dentro da clínica e quanto tempo depois dos atendimentos o valor dos procedimentos demora para cair na conta da empresa. O preço das consultas já inclui um encontro de retorno? O que está incluso no atendimento e o que é cobrado à parte? É importante saber tudo isso para controlar suas entradas.

Economia em materiais

A compra de insumos odontológicos representa de 10% a 15% do custo fixo do consultório. Para ajudar nessa economia, a Odontoprev oferece o Programa de Reposição de Materiais, com troca e compra com desconto de produtos da Dental Partner. Cada procedimento realizado gera pontos, que podem ser trocados por qualquer tipo e marca de material odontológico na loja parceira Dental Partner. Os produtos são entregues em domicílio sem nenhum custo.

Rolar para cima