O Futuro presente

Quando falamos a respeito de Inteligência Artificial, geralmente a relacionamos a um cenário futurista, distante. Um mundo povoado por robôs executando as funções dos humanos. É natural essa visão. A chamada IA ainda é um território que está sendo desbravado e suas fronteiras, descobertas passo a passo. Os androides, sim, também fazem parte dela, porém a tecnologia já está presente em nossas vidas — inclusive dentro dos consultórios odontológicos.

Na reportagem de capa desta edição, mergulhamos nesse tema para contar como a Inteligência Artificial pode revolucionar a Odontologia no futuro e suas aplicações nos tempos atuais. Já antecipo alguns spoilers: a IA é essencial no fluxo digital e na tecnologia CAD/CAM; está em chatbots que podem nos ajudar no agendamento de consultas; e permite um salto imenso na análise de imagens radiológicas, contribuindo para diagnósticos mais precisos.

Em um futuro não muito distante, pois há pesquisas avançadas em andamento, veremos a tecnologia sendo utilizada na construção de próteses bucomaxilofaciais; em nanorrobôs atuando no biofilme bucal; e na impressão 3D de órgãos e tecidos, conhecida como
bioprinting.

A IA também promete revolucionar as simulações de casos reais em computador, diminuindo os estudos in vivo. Um exemplo de que esse é um caminho possível está na seção Pesquisa e Tendências desta edição, que mostra um estudo de pesquisadores da FOP-Unicamp que, por meio de um modelo computacional, comprovou que a perda de um dente causa alterações mecânicas e biológicas no osso alveolar.

Em que passo vamos avançar rumo ao futuro da Odontologia? É difícil prever. Porém, como vimos no último ano com as pesquisas relacionadas ao novo coronavírus, a união de esforços agiliza essa trajetória e coloca em pauta novas questões. É o caso da ação dos colutórios na redução da gravidade de casos de Covid-19, tema da entrevista com o odontologista Paulo Sérgio da Silva Santos, que nos conta o que se sabe até agora sobre o assunto.

Completam esta edição a seção Gestão de Consultório, na qual listamos os cuidados essenciais que você deve ter para o correto armazenamento de produtos odontológicos, e uma OBE (Odontologia Baseada em Evidências) extremamente útil para a nossa prática nas clínicas. Ela levanta os principais dados e pesquisas que abordam as doenças periodontais durante a gravidez, apresenta as condições bucais mais comuns durante esse período e faz uma checklist das recomendações para o atendimento a grávidas.

Boa leitura a todos!

Dr. José Maria Benozatti

Diretor Clínico-Operacional da Odontoprev

Rolar para cima