Segurança é essencial

Nos últimos dois anos e meio, os protocolos de biossegurança nos consultórios odontológicos ganharam atenção redobrada em razão da pandemia da Covid-19 — as últimas edições da revista Conexão UNNA comprovam tal interesse, com uma série de reportagens que destacam desde a infecção cruzada nas clínicas até entrevistas com especialistas sobre o tema. Os alertas sobre os cuidados para evitar a contaminação de pacientes, cirurgiões-dentistas e equipes reforçaram os protocolos e foram o foco principal desse período. Agora, convidamos você a ir além.

Na reportagem de capa desta edição, abordamos a importância de ter uma visão ampla sobre todas as medidas que mitigam os riscos de incidentes com pacientes no ambiente odontológico. A biossegurança tem, sim, papel fundamental nesse processo, mas uma análise 360 graus da segurança do paciente também engloba questões como os dados de identificação que devem ser coletados no início do atendimento, a acessibilidade nos consultórios, os protocolos que a equipe deve seguir em uma situação de urgência e emergência e a estrutura arquitetônica do ambiente odontológico — você sabe, por exemplo, quais são os revestimentos ideais para utilizar na área onde são realizados os atendimentos? Esta pergunta é respondida na reportagem e também no Manual de Segurança do Paciente, que a Odontoprev disponibilizou recentemente aos seus associados.

A preocupação em expandir a discussão sobre temas essenciais é foco ainda da seção Informe UNNA, que destaca algumas das principais iniciativas em sustentabilidade da empresa, muitas delas desenvolvidas com a sua participação, como a adoção do meio digital para a Guia de Tratamento Odontológico, uma ação que evitou a derrubada de cerca de 100 árvores apenas em 2021.

E, como acreditamos que a atualização e a difusão do conhecimento também têm papel primordial na melhoria da Odontologia como um todo, selecionamos para esta edição temas de extremo interesse para a prática odontológica. Na seção OBE, ressaltamos a importância e a eficácia de um tratamento minimamente invasivo para lidar com o tecido cariado, o que resulta em maior preservação da estrutura dentária. Em Artigo Técnico, o Dr. Fernando Hanashiro faz uma interessante abordagem sobre a cimentação correta das coroas cerâmicas, indicando os cuidados que devem ser tomados. Já na seção Dedo de Prosa há um bate-papo com o Dr. Márcio de Moraes sobre o abscesso odontogênico, desde suas características iniciais até o acompanhamento do pós-tratamento.

Completam esta edição a seção Pesquisa e Tendências, sobre uma pesquisa canadense que demonstrou a ação antimicrobiana de uma proteína presente no epitélio gengival e sugeriu caminhos para o tratamento e a prevenção de doenças — inclusive o Alzheimer —, e a Gestão de Consultório, com boas práticas para administrar as finanças do consultório.

Boa leitura!

Dr. José Maria Benozatti

Diretor Clínico-Operacional do Grupo Odontoprev

Rolar para cima