revista-conexao-unna-categoria-informe-unna-900x70-ed27

Ondas limpas na estrada

Com apoio da Odontoprev, expedição terrestre da ONG Sea Shepherd está percorrendo o litoral brasileiro para mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em 300 praias

No ano em que completa 35 anos de história, a Odontoprev tem o orgulho de patrocinar a expedição Ondas Limpas na Estrada, em parceria com a Sea Shepherd Brasil, unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo. Ao longo de 18 meses, cientistas voluntários percorrerão toda a costa brasileira a bordo de um ônibus com o objetivo de mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em 300 praias.

Além da promoção da saúde bucal com serviços de qualidade, a preocupação com a sociedade e com o meio ambiente norteia as ações da Odontoprev, a primeira operadora de saúde do país a neutralizar 100% de suas emissões de carbono. No âmbito social, a empresa doou mais de oito mil planos odontológicos para 20 instituições parceiras no último ano, entre outras iniciativas. Sendo assim, não poderia ignorar o fato de que o Brasil despeja, diariamente, 890 toneladas de plástico nos oceanos (Oceana, 2021), ocupando o sexto lugar na lista de países que mais descartam plásticos nos oceanos em todo o mundo (Our World In Data, 2021).

Durante a expedição, a Odontoprev também oferecerá consultas odontológicas gratuitas para grupos de catadores das cooperativas envolvidas na reciclagem dos materiais coletados, que serão realizadas no consultório itinerante Odontomóvel.

O Ondas Limpas na Estrada conta ainda com a parceria científica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência mundial no estudo sobre resíduos marinhos, que disponibilizará laboratórios de primeira linha e os melhores pesquisadores na área. Os materiais retirados das águas serão mapeados e quantificados, assim como todas as informações adquiridas ao longo da expedição, com o intuito de gerar um relatório de impacto ambiental, social e econômico.

ONDAS LIMPAS NA ESTRADA EM NÚMEROS

  • 18 meses de expedição
  • visita a mais de 300 praias
  • mais de 7.000 km percorridos pela costa brasileira
  • 100 voluntários no total

Saiba mais:

Rolar para cima