Gestão de consultório

LEAN: DOS MOTORES PARA O CONSULTÓRIO

Modelo de gestão criado na indústria automobilística pode ser aplicado com vantagens em vários setores. O atendimento odontológico é um deles

Se você tem acompanhado as últimas edições da Conexão UNNA, provavelmente já sabe o quanto é importante que o cirurgião-dentista tenha também conhecimento administrativo e sobre técnicas de gestão. A eficiência do consultório como um todo, passando pelo trabalho dos colaboradores e a provisão de suprimentos e sistema, entre outros, pode transformar o dia a dia de todos e melhorar a satisfação dos pacientes. Há diferentes tipos de gestão com potencial para aplicação em clínicas e consultórios. O modelo Lean é um dos mais famosos e eficientes.

Criado pela indústria automobilística na primeira metade do século XX, mais especificamente na montadora japonesa Toyota, a técnica foca em usar menos recursos para gerar o melhor resultado. Para isso, investe-se em uma divisão eficiente de trabalho entre equipes e, ainda, em ouvir todos os envolvidos para compreender o que pode ser aprimorado no fluxo, com reflexos no produto final.

“A metodologia Lean é uma filosofia de gestão enxuta e eficiente aplicada ao desenvolvimento de produtos e serviços”, explica o professor Marcelo Tavares da Silva, da FIA Business School. “Desta forma, o objetivo é aplicar o mínimo de recursos e tempo, evitando desperdícios e levando a uma redução de custos”, acrescenta.

De acordo com o professor, o objetivo inicial da Toyota ao criar e aplicar a metodologia era padronizar processos, diminuindo as complexidades e otimizando os resultados. Mas como funciona, afinal? O primeiro passo é identificar o produto final e como valorizá-lo. Então, devem-se analisar as cadeias de trabalho necessárias para chegar até este ponto, dividindo as equipes e nomeando os responsáveis por cada etapa. Com a divisão em “células”, os excessos e desperdícios ficam mais claros e é possível eliminá-los, concentrando os esforços apenas no que é primordial.

É uma premissa também ouvir regularmente os colaboradores de cada etapa da divisão para saber o que pode ser dispensado e o que pode ser melhorado. “A equipe seguirá um fluxo de trabalho (workflow) para identificar os principais problemas ou gargalos nos processos. De forma rápida e aplicada bem no ponto onde está esse gargalo, resolve-se o problema, o que gera uma economia, tornando a empresa mais competitiva no mercado”, detalha Silva.

METODOLOGIA LEAN NO CONSULTÓRIO: COMO FUNCIONA, NA PRÁTICA?

A aplicação do modelo Lean de gestão no consultório tem como base os mesmos princípios. É fundamental começar estabelecendo o objetivo final, ou seja, como você pode atrair mais clientes e deixá-los mais satisfeitos, oferecendo-lhes um serviço de qualidade.

Em seguida, identifique as etapas que são importantes para construir essa experiência – o cirurgião-dentista, a organização, os suprimentos, os equipamentos de segurança, a limpeza, o sistema, o atendimento, o agendamento, o preço e as formas de pagamento, entre outros.

Então, divide-se o trabalho em partes e definem-se os responsáveis por cada uma delas, organizando um fluxo de trabalho. Com isso, fica mais simples analisar, com a ajuda da equipe, os excessos e os pontos que atrapalham o bom andamento do consultório, resolvendo ou eliminando o que for supérfluo. Isso vai tornar mais eficiente o trabalho de todos, reduzir os gastos e melhorar a experiência final do paciente, como foi definido lá no início do processo. “Pode-se aplicar a metodologia a qualquer tipo e porte de organização”, diz o professor da FIA Business School.

Vale lembrar a importância de rever todos os passos com regularidade, para identificar possíveis novos desperdícios, problemas e, também, as melhorias que podem ser implementadas. “Como vantagens da metodologia Lean podem ser citadas: eliminação de desperdícios, entregas rápidas, equipe com autonomia, melhoria da qualidade, aprendizado contínuo e otimização de resultados”, finaliza o professor

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